A Profissão de Secretariado

O curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV

O curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV permite ao graduado o exercício pleno da profissão, nos termos definidos pelas leis nº 7.377/85 e nº 9.261/96, facultando-lhe, dentre outras, as atribuições de assessorar executivos; planejar, organizar e gerenciar trabalhos de secretaria executiva; executar o fluxo de informações e de conhecimentos estratégicos nas organizações; e exercer a prática de conhecimentos protocolares.

O bacharel em Secretariado Executivo estará habilitado para promover e participar da melhoria do processo de gestão e desenvolvimento das organizações públicas e privadas, na busca pelo aumento de produtividade e de competitividade. O egresso exercerá um novo papel de “staff” dentro das corporações, gerenciando setores e pessoas, utilizando novas tecnologias, inovando, enfrentando mudanças culturais, econômicas, políticas e sociais, com competência e discrição para diagnosticar e lidar com situações de conflitos. A Universidade Federal de Viçosa habilita os formados para trabalharem como assessores executivos, gestores, empreendedores e consultores, capazes de atuar em um mercado concorrido e em constantes transformações.

A profissão de Secretariado Executivo é considerada uma das mais dinâmicas e de maior crescimento no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa da repórter Ana Paula Ruiz, do Grupo Catho, o Secretariado é um mercado de trabalho que já existe há muito tempo e que, mesmo com o advento da tecnologia, não deve sumir tão cedo dos cadernos de emprego. Destaca-se também o registro de uma pesquisa divulgada pela ONU, que afirmou ser aquela uma das carreiras que mais cresce no mundo, além de uma matéria do jornal inglês “The Guardian”, que publicou que os profissionais de Secretariado Executivo brasileiros são os mais bem preparados do mundo, dada a boa formação oferecida pelas universidades do país.

O perfil requerido do profissional é cada vez mais exigente; são demandadas hoje habilidades pessoais e comportamentais, além dos conhecimentos especializados.
É necessário na atualidade ter facilidade de comunicação, ser dinâmico, empreendedor, atualizado, organizado e ético. Quanto aos conhecimentos especializados, o mercado de trabalho exige fluência em pelo menos um idioma, preferencialmente inglês, sólidos conhecimentos em informática, redação empresarial, técnicas secretariais e gestão secretarial. Deve o profissional ser também conhecedor das ciências da comunicação e da informação, assim como das ciências sociais e jurídicas.

Nesse sentido, o curso da UFV, que possui nota máxima no ENADE 2012, busca preparar os acadêmicos para que sejam mais competitivos no mercado, oferecendo a oportunidade de estudarem três idiomas além do Português (Inglês, Francês e Espanhol), disciplinas nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Psicologia, Direito, Informática, Comunicação Empresarial (Oral e Escrita), Arquivística, Assessoria Parlamentar e Assessoria Executiva. Para completar a formação, no último período do curso o aluno faz o Estágio Supervisionado em uma empresa pública ou privada conveniada com a UFV. Dentre as conveniadas, destacam-se: Mercedes Benz e Fiat Automóveis S.A.

É relevante ressaltar que o aluno da UFV tem a possibilidade, ainda, de desenvolver estágios extracurriculares no período de graduação em departamentos da própria instituição e em empresas locais. Além disso, conta com Empresa Júnior de Secretariado Executivo, a SEC Jr. Consultoria,  e o Centro Acadêmico de Secretariado Executivo.

Finalmente, as práticas de pesquisa podem ser exercidas,  por meio de projetos autônomos, pelo Jovens Talentos e pelo  NIEX – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Secretariado Executivo, o que confere ao graduado um diferencial para adentar no mercado de trabalho.

 


Endereço

Departamento de Letras – UFV
CCH-II
Campus Universitário, s/n
36570-900 Viçosa/MG
Tel.: (31) 3612-7154
E-mail: coordenacaosec@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados